top of page
  • Elysama Fernandes Alves

Sintomas de Vertigem? Saiba como a Fisioterapia pode te ajudar!

Existem desordens do labirinto que podem provocar sintomas como: vertigem, tontura, náuseas, zumbido, desequilíbrio, entre outros. Umas das mais conhecidas é a Labirintite, porém, essa nem sempre é a causa real.

A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é a condição que mais frequentemente causa vertigem no ser humano. Sua prevalência está entre 10,7 e 64,0 por 100.000 pessoas, ocorrendo geralmente a partir dos 40 anos de idade, com pique de incidência entre 60 e 70 anos.


Ocorre quando partículas de carbonato de cálcio (otoconias), também conhecidas como cristais, presentes no ouvido interno, se soltam do utrículo e caem no canal semicircular do labirinto.


A causa da VPPB é, na maioria das vezes, desconhecida (idiopática) em cerca de 75% dos casos, porém, pode estar relacionada a traumatismo de crânio, neurite vestibular, entre outros.


Em relação ao diagnóstico, um dos exames mais utilizados é a Videonistagmoscopia (Vídeo Frenzel). O mesmo permite observar e gravar movimentos oculares, através de uma micro câmera acoplada a uma máscara, posicionada no rosto do paciente.





Após ser detectada a origem dos sintomas, o fisioterapeuta estabelece um plano de tratamento individualizado para o paciente, que pode envolver manobras para reposição dos cristais e exercícios vestibulares.


O tratamento fisioterapêutico é muito eficaz nestes casos, trazendo ótimos resultados em um curto período de tempo na maioria das vezes. Proporciona qualidade de vida e habilita o paciente para o retorno de suas atividades diárias.

Vertigem tem tratamento! A Clínica Fisioform possui profissionais capacitados, entre em contato conosco!

 


Por: Fisioterapeuta Elysama Fernandes Alves

 

Referências

Péricles Maranhão-Filho, Eliana Teixeira Maranhão. VPPB – vertigem posicional paroxística benigna & reflexos vestibulares: testes e manobras à beira do leito. 1 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2017.


Francisco Carlos Zuma e Maia, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Sergio Carmona. 1 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page