É uma técnica considerada como um segmento das áreas da fisioterapia manual, músculo esquelética e manipulativa, que envolve a aplicação de agulha filamentar sólida, sem medicação, através da pele.
A agulha é inserida sobre uma banda tensa palpável - pontos gatilhos, que podem ser centrais (onde mais dói), satélite (ao redor) ou de junção (músculo-tendão, tendão-ligamento ou só no ligamento), a partir do qual impulsos bombardeiam o sistema nervoso central causando dor local, referida ou mesmo generalizada.
Quando aplicado o agulhamento à seco alivia a dor, libera a tensão muscular, melhora o reparo tecidual, ativa a circulação sanguínea, aumenta a amplitude de movimento.
Para pacientes com dores crônicas é indicado a realização da técnica semanalmente, já em pacientes com dores agudas é recomendado a realização do tratamento a cada 2-3 dias.
É contra indicado em casos de:- Câncer (fase de metástase);- Distúrbios hemorrágicos/Anticoagulantes;- Pacientes com marcapasso;- Epilepsia instável;- Crianças.
“Quem trata apenas o local da dor está perdido” Karel Lewit.
Por: Dra. Anélia Maria Molinari - Fisioterapeuta – 141645 -F
Fontes:- Dry Needling for Manual Therapists.- Dry Needling nas Disfunções Miofasciais. Dr. Felipe Brito.
Comments