A síndrome do túnel do carpo (STC) afeta uma grande parcela da população e decorre em sua maioria de fatores ligados ao esforço repetitivo. Contudo, doenças como diabetes, artrite reumatoide, hipotireoidismo, obesidade, e até mesmo gravidez (através de alterações hormonais), podem desencadear o quadro de STC.
A STC é de natureza compressiva e atinge os nervos periféricos. Quando ocorre o espessamento do ligamento anular, que forma o túnel do carpo (entre o punho e a mão), estruturas que passam por este túnel, incluindo o nervo mediano, são comprimidas. O indivíduo irá relatar sintomas de dor, formigamento, fraqueza da mão e fraqueza em segurar objetos. Durante a noite o quadro de dor e formigamento podem intensificar, alterando a qualidade do sono.
O processo de compressão irá gerar um quadro inflamatório e consequentemente dor, podendo ser localizada ou irradiada. Nos quadros mais graves pode ser indicado intervenção cirúrgica, porém na grande maioria o tratamento fisioterapêutico é eficaz.
As técnicas fisioterápicas incluem Eletrotermofototerapia através de Laser, Ultrassom (US), Estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) e Ondas curtas (OC) que auxiliam na diminuição do edema, redução do processo inflamatório e alívio da dor. Sucede-se ao tratamento a Cinesioterapia com alongamentos que melhoram a circulação, aliviam as tensões e compressões e proporcionam o fortalecimento dos punhos, das mãos e dos dedos através de exercícios ativos-resistidos para extensão, flexão, desvio radial e ulnar, preensão e melhora da oponência do polegar.
O melhor tratamento é a prevenção! Procure um profissional da saúde e exercite-se.
Fisioterapeuta Narciso B. de Souza Jr. CREFITO: 10/316644-F
REFERÊNCIAS:
- Reabilitação na Síndrome do Túnel do Carpo - http://files.bvs.br/upload/S/0103-5355/2009/v28n4/a2354.pdf
- Síndrome do Túnel do Carpo: Tratamento - https://diretrizes.amb.org.br/ans/sindrome_do_tunel_do_carpo-tratamento.pdf
Yorumlar