top of page
  • Giovana Schier

Os prejuízos de uma dieta restritiva sem o auxílio de um acompanhamento nutricional

Muitas pessoas procuram esse tipo de “estratégia” para tentar emagrecer e conseguir o corpo que tanto deseja em pouquíssimo tempo. Porém, essa dieta limita muito a alimentação, retirando nutrientes, reduzindo drasticamente as calorias.

Muitos não sabem que essas dietas indicam altos índices de distúrbio de imagem, insatisfação corporal e o aumento das taxas de transtornos alimentares (anorexia e bulimia, por exemplo). São associadas ainda com o aumento da ansiedade e da depressão, no aumento de comorbidades como obesidade, diabetes e hipertensão, além de aumentar a mortalidade em geral.

Mas dieta restritiva emagrece, né!? Sim de fato emagrece, porém pode trazer resultados agudos. A literatura aponta que a longo prazo pode haver efeito rebote através da compulsão alimentar e causar danos psicológicos.

Dieta restritiva não é brincadeira! Esses tipos de dietas não contribuem para as mudanças de hábito alimentares necessárias, as quais devem ocorrer de forma saudável, sem sofrimento e privações.

A reeducação alimentar com um profissional nutricionista é a melhor maneira de ter resultados consistentes a longo prazo e promover a qualidade de vida.

Lembrando que a melhor dieta é aquela que o indivíduo tem adesão e que apresenta efeitos psicológicos positivos, levando à satisfação e melhora da sua relação com a comida.


Para mais informações, entre em contato com um profissional nutricionista da Clínica Fisioform!


Por: Nutricionista Giovana Schier

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page