Os primeiros anos de vida da criança são determinantes para o desenvolvimento adequado da linguagem. Em ambiente comunicativo e a partir da interação com a família, a criança adquire as bases para um desenvolvimento sadio da linguagem, no que diz respeito à sua forma, conteúdo e uso. A aquisição normal da linguagem depende de uma série de fatores como o contexto social, familiar e histórico pré/peri/pós-natal do indivíduo, suas experiências, capacidades cognitivas e orgânico-funcionais.
Nos primeiros anos de vida, através da audição saudável, a criança se familiariza com a estrutura da língua materna e organiza informações linguísticas necessárias ao desenvolvimento da linguagem oral.
Durante o desenvolvimento da fala, a criança adquire o inventário fonético (que são os sons/fonemas da Língua Portuguesa) e os organiza de acordo com as regras linguísticas da língua materna. Para isso, a criança experimenta diversos processos fonológicos (trocas na fala) na tentativa de aproximar a sua produção de fala à do adulto para que, aos quatro anos, já tenha condições de produzir e utilizar adequadamente todos os sons da língua materna.
Quando esses processos ocorrem para além da idade esperada, há então o diagnóstico chamado de Distúrbio fonológico.
A seguir está a aquisição dos fonemas esperados para cada idade:
Aos 18 meses: b, m;
Aos 2 anos: p, t, d, n;
Aos 2 anos e 6 meses: k, g, nh;
Aos 3 anos: f, v, s, z;
Aos 3 anos e 6 meses: x (ch), j (ge, gi);
Aos 4 anos: l, lh, r, rr, s e r intermediários e encontros consonantais;
Aos 5 anos: desenvolvimento completo.
Acompanhe o desenvolvimento da linguagem de seu filho! Se perceber que possui trocas não esperadas para sua idade ou fala de difícil compreensão, procure um fonoaudiólogo, o profissional especializado para realizar este processo de estimulação!
Elysa Fernandes Alves
Fonoaudióloga – CFRa 3 - 11769
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