Hoje nosso texto irá falar sobre Hiperplasia Prostática. Você sabe o que é?
É o crescimento anormal de células na região da próstata, podendo ser benigna ou maligna.
Os sintomas podem ser dificuldade ou esforço para iniciar a urinar, jato da urina longo, intermitente e/ou fraco, sensação de não esvaziamento ou aumento de frequência urinária durante a noite, dor abdominal.
· Hiperplasia Prostática Benigna. (HPB)
Caracterizado pelo crescimento das células mais próximo do canal uretral. Este crescimento mesmo sendo considerado benigno traz desconforto miccional. No crescimento da próstata o canal de condução do líquido estreita por causa do aumento das células prostáticas que fecham a uretra prostática.
· Hiperplasia Prostática Maligna. (Câncer da Próstata)
Caracterizado pelo crescimento das células mais periférico, a princípio não causa sintomas urinários porque o crescimento das células está mais distante do canal uretral, com o tempo pode obstruir o canal da uretra pelo aumento de células, outra consideração neste caso é o fato de poder espalhar para outros órgãos, levando a quadro de metástase.
· Prevalência
O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil.
2020 foram estimados 1,4 milhão de casos novos, o que corresponde a 15,2% de todos os tipos de câncer entre homens.
· Fatores de risco para o câncer de próstata:
Histórico familiar de câncer de próstata, sobrepeso e obesidade, raça (sendo maior o risco em homens negros e naqueles com ascendência africana).
· Prevenção
Para determinar cada caso se faz necessário consultar um urologista e realizar o exame de toque retal e o exame de PSA, caso necessário deve ser feito a ultrassonografia. Geralmente esta prevenção deve ser feita a partir dos 40 anos, porém tendo os sintomas esta variável pode ser antecipada.
· Tratamento
Intervenção clínica por médico urologista. Cada indivíduo tem uma resposta à intervenção clínica, assim pode ter sequelas como incontinência urinaria e disfunção erétil.
Para HPB o após a liberação do médico o tratamento conservador com a Fisioterapia Pélvica ajuda a voltar mais precocemente ao controle da continência.
Para o Câncer de Próstata após a liberação do médico o tratamento conservador com a Fisioterapia Pélvica ajuda a voltar ao controle da continência assim como tratar a disfunção erétil.
Todos os pacientes têm um plano de tratamento estabelecido após avaliação da musculatura do assoalho pélvico.
Na Clínica Fisioform temos profissionais especializados para te receber e tirar todas as dúvidas. Agenda sua avaliação hoje mesmo: 3433-6454.
Escrito por:
Dr Ramiro Gutierrez
Fisioterapeuta - CREFITO: 342290 - F
Comentarios