top of page
  • FisioForm

Drenagem linfática no pós-operatório de cirurgia plástica

Atualmente a cirurgia plástica está entre as intervenções cirúrgicas mais realizadas.

A constante busca por intervenções cirúrgicas tem crescido de forma vertiginosa, "o corpo toma a frente da cena social e se torna alvo de investimentos sem fim." (AMARAL et al., 2009, p.1).

Por ser uma técnica cirúrgica que acaba havendo rompimento de células e vasos sanguíneos gerando um acúmulo de líquidos, é muito indicada a realização da drenagem linfática manual que auxilia na diminuição e minimização das complicações do pós-operatório. 

A Drenagem linfática no pós-operatório tem sua importância por estimular a circulação linfática promovendo a limpeza do organismo através da eliminação de líquidos acumulados reabsorvendo as toxinas, nutrindo os tecidos, melhorando o processo de cicatrização fazendo com que o período de recuperação do pós-operatório seja mais rápido. 

Dentre as complicações pós-operatórias temos: 

  • Edema: é o acúmulo excessivo de fluídos nos tecidos, pois é uma resposta do organismo sinalizando que há indícios sobre a reparação tecidual;

  • Hematoma: ocorre devido ao acúmulo de sangue na região lesionada;

  • Seroma: é caracterizado pelo excesso de líquido de coloração amarela que fica retido no tecido subcutâneo;

  • Fibrose: que podem aparecer por baixo da pele nos primeiros 21 dias do pós-operatório, à medida que o processo de cicatrização evolui, o tecido transforma-se em um tecido mais fibroso e denso e posteriormente tornasse rígido e doloroso.

Todas estas complicações são reações naturais que ocorrem na região operada. Com o auxílio da DLM estaremos prevenindo e minimizando a evolução dessas complicações pós-operatórias. Normalmente a indicação da drenagem linfática é para o pré-operatório e para o pós-operatório imediato, que pode ser iniciando em 24hs após o procedimento cirúrgico, seguindo em especial as orientações do médico cirurgião. 


Aqui na Fisioform contamos também com o auxílio das bandagens funcionais no pós operatório que irá auxiliar mais ainda no seu procedimento cirúrgico estético.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page