top of page
  • Dra. Letícia Bernardo

Conheça os benefícios do método Kinesio Taping

O Kinesio Taping (KT) é um método não invasivo, indolor e de longo prazo, com o mínimo de efeitos colaterais, que se tornou amplamente utilizado como ferramenta terapêutica em vários protocolos de prevenção e reabilitação.

KT é uma fita adesiva de algodão elástico que não contém látex e pode ser usada em qualquer articulação ou músculo, pois não restringe o movimento articular. A técnica foi desenvolvida no Japão e recentemente ficou muito popular para redução da dor.

Para se obter bons resultados com o uso do método é necessária uma avaliação minuciosa, bem como no tratamento de qualquer outra condição clínica. Uma boa avaliação trará informações necessárias para elaborar um plano de tratamento completo.

Essa técnica pode ser utilizada em conjunto com várias outras modalidades de tratamento dentro da fisioterapia, assim o próprio fisioterapeuta irá avaliar e utilizar quando julgar necessário.

O kinesio proporciona:

- Correção da função muscular;

- Estímulo cutâneo que facilita ou limita movimento;

-  Auxílio na redução de edema;

- Correção do posicionamento articular;

- Redução da dor.

 


Para mais informações, entre em contato com a Clínica Fisioform!


Por: Fisioterapeuta Letícia Bernardo



Referências:

- Ay, S., Konak, HE, Evcik, D. e Kibar, S. A eficácia do Kinesio Taping na dor e incapacidade na síndrome da dor miofascial cervical. Rev. Bras. Reumatol. 57 , 93–99 (2017).

- Noguera-Iturbe, Y., Martínez-Gramage, J., Montañez-Aguilera, FJ et al. Efeitos a curto prazo do Kinesio Taping no tratamento de pontos de gatilho do trapézio superior latente e ativo: dois ensaios prospectivos, randomizados e controlados por simulação. Sci Rep. 9, 14478 (2019). 


- Kase, K. Aplicações terapêuticas clínicas dos métodos de Kinesio Taping . (Kinesio Taping Assoc., 2003).

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page