top of page
  • Camila Cristina Vaz

Conheça mais sobre a importância da Fisioterapia Respiratória!

Fisioterapia Respiratória consiste em um conjunto de técnicas preventivas e curativas para a melhora da função pulmonar. O objetivo desse tratamento é aumentar a ventilação pulmonar, liberar vias aéreas e secreções e aprimorar a capacidade cardiorrespiratória durante os exercícios.

As principais patologias que a fisioterapia respiratória auxilia no tratamento são: Pneumonias, Fibrose cística, pós operatórios de cirurgias cardíacas, entre outras.

Inicialmente, é realizada uma avaliação para determinar o estado atual do paciente e assim traçar um plano de tratamento personalizado para cada um. Nessa avaliação algumas perguntas são feitas ao paciente, como qual é sua principal queixa, se há esforço respiratório durante as atividades rotineiras, quais as doenças associadas, medicações utilizadas. Há verificação de exames caso o paciente tenha disponível e realização de testes específicos, de acordo com o quadro associado.





O tratamento é realizado de forma individualizada, com a monitoração constante dos dados vitais. São utilizadas técnicas manuais e/ou instrumentais, exercícios, posicionamentos e orientações.

Os principais recursos instrumentais utilizados são: Respiron - incentivador respiratório, Shaker – promove a higiene brônquica facilitando a expectoração da secreção e Threshold - treinamento da musculatura inspiratória. 


Além dos exercícios respiratórios é muito importante que o paciente realize fortalecimento global das musculaturas, como de membros superiores, inferiores e abdominais. Essa associação melhora a capacidade funcional do paciente como um todo. Os exercícios aeróbicos também são essenciais, pois melhoram a capacidade cardiorrespiratória e por consequência o condicionamento físico. Para isso, são utilizados recursos como a bicicleta e esteira.

Para que o paciente mantenha os ganhos obtidos ao longo do tratamento, é muito importante que realize os exercícios domiciliares, de acordo com a orientação do fisioterapeuta. 

Para mais informações sobre Fisioterapia Respiratória, entre em contato com gente!




Por: Fisioterapeuta Camila Cristina Vaz


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page