Os órgãos dos sentidos e suas funções são importantes para aprendermos, desenvolvermos novas habilidades, nos relacionarmos com as pessoas e assim convivermos em sociedade.
Normalmente na infância os familiares são atentos, uma vez que nas consultas de rotinas são avaliadas as funções dos sentidos (visão e audição, entre outros). Porém, poucos adultos mantêm para si uma rotina de avaliação dessas funções.
Para aprender algo novo, seguir rotinas e até mesmo adaptar-se em um novo trabalho é necessário o uso de habilidades, algumas delas são: capacidade de adaptação, concentração, memória e atenção.
É comum encontrar pessoas relatando dificuldade em muitas situações de adaptação de emprego, aprender algo novo ou seguir uma rotina. Elas relatam que o processo é lento, demorado e difícil.
A desatenção costuma ser uma das principais responsáveis. Conseguir categorizar, separar e organizar informações torna a nossa vida mais prática e funcional em vários aspectos e está relacionada à capacidade de perceber o som, o silêncio, o intervalo, bem como mensurar esses intervalos - é a chamada resolução auditiva e é auxiliar na manutenção da audição.
Compreender e conhecer as nossas habilidades e dificuldades nos permite procurar auxílio quando não conseguimos realizar o que desejamos. Saiba que muitas das nossas dificuldades podem ser solucionadas com as orientações e terapia adequada.
Se você se identificou com o texto e percebeu que pode ter essa dificuldade procure um fonoaudiólogo - nós podemos ajudar você!
Por: Fonoaudióloga Thamyres da Silva
Comments