Fisioterapia Neurofuncional
Fisioterapia Neurofuncional é a área da fisioterapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso. Trabalha com base nos conceitos neurofisiológicos obtidos após condutas bem-sucedidas, pesquisas intensas e árduo trabalho, direcionando ao tratamento para a recuperação funcional mais rápida possível para o paciente. O objetivo geral é promover o aprendizado ou reaprendizado motor, desenvolvendo nos pacientes a capacidade de executar atividades motoras o mais próximo possível do normal. É comum que o fisioterapeuta selecione técnicas específicas de diversos métodos de tratamento, aplicando-as de acordo com as necessidades do paciente.
Principais benefícios
-
Obtém grandes resultados em doenças como: TCE - Traumatismo Cranioencefálico, Parkinson, Ataxia, Labirintite, AVC, Alzheimer, Esclerose Múltipla, Paralisia Facial, Distrofia Muscular, Esclerose Lateral Amiotrófica, Paralisia Cerebral e síndromes diversas.
-
Restaura a identidade pessoal e social do paciente que sofreu lesão no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo, buscando o bem-estar físico e emocional do indivíduo.
-
Previne deformidades.
-
Normaliza o tônus postural.
-
Melhora habilidades cognitivas e de memória.
-
Diminui padrões patológicos.
-
Previne instalação de doenças pulmonares ou qualquer outra intercorrência.
-
Mantém ou aumenta a amplitude de movimento.
-
Reduz a espasticidade.
-
Estimula as atividades da vida diária, a alimentação, o retreinamento da bexiga e intestinos, a exploração vocacional e de lazer.
-
Otimiza a qualidade de vida do paciente.