Acupuntura
Criada há mais de dois milênios, a Acupuntura é o conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Consiste na estimulação de locais anatômicos na pele (meridianos), com a penetração de agulhas metálicas muito finas e sólidas. É especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional, mas também é muito utilizada para tratar cólicas, enxaqueca, gastrite, sinusite, alergias, insônia, entre muitos outros casos, inclusive para emagrecimento. O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas, como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua.
Principais benefícios
-
A técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, de acordo com equilíbrio de yin e yang.
-
A medicina ocidental e moderna sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo.
-
Busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.