::. FisioForm .::

HOME CARE - SERVIÇOS DE ATENÇÃO DOMICILIAR

A Importância do Atendimento Domiciliar

O objetivo do atendimento domiciliar é dar cobertura assistencial para os pacientes que não podem ser atendidos em outros tipos de serviços, assegurando a continuidade do atendimento integral após a alta hospitalar e atuar como uma ponte entre o hospital, médico e atenção primária.

O atendimento de home care é uma atividade contínua, com supervisão e ação da equipe de saúde específica personalizada. É destinado ainda à pacientes portadores de doenças crônicas, com complexidade moderada e que demandam uma assistência mais específica, e quando estes pacientes tem alguma dificuldade em se dirigir até uma clínica ou consultório.

Outro benefício é o envolvimento dos familiares nos cuidados do paciente, tornando o tratamento individualizado.

O que é a fisioterapia home care (domiciliar)?

A fisioterapia home care no atendimento domiciliar é caracterizada como uma assistência onde cuidados fisioterápicos são realizados na casa do paciente, permitindo uma avaliação profissional quanto a realidade e dificuldades do mesmo.

A partir dessa avaliação é elaborado um plano de assistência adequado à realidade que o paciente vive.

O fisioterapeuta irá desenvolver atividades que promovam o tratamento de doença ou sequelas de traumatismo no sistema esquelético, sistema locomotor, do sistema respiratório, do sistema cardíaco entre outros.

O objetivo é reabilitar, reeducar e prevenir deformidades ósseas e articulares para que o paciente possa voltar o quanto antes para suas atividades de vida diária.

Além disso, a fisioterapia home care ajuda a promover inclusão, melhorar a qualidade de vida, preservar ou recuperar a saúde do paciente.

Esse modelo de atenção à saúde tem sido amplamente difundido no mundo e tem como pontos fundamentais o paciente, a família, o contexto domiciliar, o cuidador e a equipe multiprofissional.
Como funciona?

A fisioterapia home care (no domicílio) é um serviço diferenciado, geralmente contratado por pacientes que possuem dificuldade em frequentar uma clínica por diversos motivos sejam eles de transporte, tempo, condições físicas, conforto entre outros.

O fisioterapeuta vai atender, tratar e reabilitar utilizando o espaço domiciliar do paciente, de acordo com suas necessidades e condições patológicas.

Cada paciente é único e precisa de cuidados e adequações particulares.

SERVIÇOS DO HOME CARE

FISIOTERAPIA

Evita-se hospitalizações desnecessárias bem como reinternações e diminui o risco de infecções.
Fisioterapia Ortopédica
A fisioterapia ortopédica tem como objetivo tratar problemas relacionados ao sistema musculoesquelético, formado por ossos, ligamentos, tendões, nervos, músculos e articulações, sejam eles resultados de traumas, fraturas, lesões por esforços repetitivos ou associadas a patologias ortopédicas.
Fisioterapia Neurológica
A fisioterapia neurofuncional é a área de especialidade da Fisiotrapia que atua de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas por danos do sistema nervoso central ou periférico, bem como àquelas com doenças neuromusculares.

Serviços da fisioterapia neurofuncional são destinados para crianças, adultos e idosos com diferentes complexidades tais como: AVC, hemiplegias, paralisia cerebral, paraplegias, lesões medulares, cerebelopatias, disfunções vestibulares, parkinsonismo, polineuropatias, miopatias, doenças do neurônio motor.
Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica
Geriatria é a especialidade médica que atua na prevenção e tratamento das doenças do envelhecimento com objetivo de prolongamento da vida do idoso. Já a Gerontologia estuda o processo biológico do envelhecimento, cuidando da qualidade de vida dos idosos, levando em conta aspectos, sociais, econômicos e culturais.

O envelhecimento traz algumas alterações funcionais que acometem os idosos como a fraqueza muscular, alteração de equilíbrio, degenerações articulares, dores e cansaço, alteração da coordenação motora, alterações posturais, alterações na marcha entre outras. Essas alterações podem levar a sérias complicações: risco de queda e consequentemente um idoso acamado, onde estará mais predisposto a adquirir problemas respiratórios, circulatórios e formações de trombos pela falta de mobilidade.

A fisioterapia geriátrica/gerontológica trabalha na prevenção e na manutenção da funcionalidade do idoso, proporcionando uma melhor qualidade de vida, melhora em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, aumento de força muscular e melhora da coordenação motora.
Fisioterapia Cardiopulmonar
A reabilitação cardiopulmonar é um tratamento que busca melhorar a qualidade de vida do indivíduo, e tem o objetivo de aprimorar a capacidade funcional do coração e do pulmão. É indicada a pacientes que possuam problemas cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, angina instável, doenças pulmonares(DPOC, pneumonias, fibrose cística, bronquites, etc.) e também atua no pré e pós cirurgia cardíaca.

A fisioterapia cardiopulmonar utiliza um programa de exercícios capaz de melhorar a capacidade do coração, do pulmão e dos músculos e ossos. Eles ajudam a controlar a pressão arterial e o nível de colesterol e lipídios. Além disso, promovem diminuição dos níveis de glicose e controle de peso.
Acessórios para Fisioterapia Respiratória
A função respiratória, está comprometida em pacientes com diversas doenças respiratórias, e nestes casos são utilizados inspirômetros de incentivo que ajudam a melhorar o funcionamento pulmonar, reduzindo a falta de ar e ajudam em melhores condições para dormir e tem ação preventiva contra infecções bronco-pulmonares.
Profissionais da Fisioterapia
TERAPIA OCUPACIONAL
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio de utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

Contribui imensamente no atendimento domiciliar, além das adaptações ambientais, pode treinar as AVD's e AVP's de forma prática, com a vantagem de estar no ambiente do paciente, observando no dia-a-dia as reais dificuldades e sugerindo adaptações e/ou melhor forma para que sejam realizadas da forma mais independente possível.
Profissionais da Terapia Ocupacional
FONOAUDIOLOGIA
A reabilitação fonoaudiológica é um dos tratamentos profissionais que proporcionam maior motivação e aumento no bem estar, afinal - quando algum aspecto da comunicação está alterado existe uma quebra nos relacionamentos e na construção da própria história.

A terapia envolve a reabilitação e adequação da comunicação suas diferentes habilidades, que são: fala, voz, linguagem, audição e deglutição.

Muitas doenças (Parkinson, Alzheimer, AVC, ELA,outros Distúrbios Neurológicos e muitas outras patologias) provocam mudanças na comunicação, sendo alguma delas:

- dificuldade no ritmo de fala, na intensidade da voz, na mastigação e deglutição de alimentos;

- prejuízos na memória dificultam a compreensão e execução de comandos comunicação provocando várias dificuldades, sendo uma delas o isolamento social e depressão;

- atrasos na aquisição da linguagem e da fala impede o adequado desenvolvimento de algumas habilidades linguísticas, redução da construção dos e dificuldades escolares;

Você pode ter acesso a esse tratamento em vários ambientes diferentes, como: clínicas, consultórios, hospitais, escolas e até mesmo em sua casa - o atendimento domiciliar.

A Clínica Fisioform se preocupa com a sua saúde de forma integral e para o seu maior bem estar oferecemos também terapia fonoaudiológica domiciliar.
Profissionais da Fonoaudiologia

@2020 | Hospedado por VEG DIGITAL |

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454 / 47 98818-1745

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457 / 47 99659-0654