::. FisioForm .::
O corpo fala – Saiba mais sobre o Método GDS – Entenda as Cadeias Psicocorporais
11 de Maio de 2020

Nascemos como uma folha em branco e tudo o que vivenciamos vai sendo desenhado e registrado nesta folha.  Isto é o que torna cada ser único e diferente de outro indivíduo, uma vez que cada pessoa é criada de uma maneira e tem suas próprias experiências durante a vida. E estas experiências, boas ou não tão boas assim, deixam algum sinal no nosso corpo.

Portanto, uma lesão ou patologia não terá as mesmas consequências que apresenta em outra pessoa com a mesma lesão.

G.D.S. é a abreviação de Godelieve Denys-Struyf, iniciadora do método nos anos 1960-70. Trata-se de um método de fisioterapia de abordagem psicocomportamental, baseado na compreensão do terreno de predisposição.

O nosso corpo é linguagem, exprimindo em sua postura aquilo que nossas palavras não conseguem expressar. É fácil, aliás, verificar que nossa postura é diferente conforme estamos nos sentindo "em forma", "alegres" ou "deprimidos".

Nas imagens abaixo podemos exemplificar dois extremos de comportamento.


A primeira imagem representa uma pessoa introvertida, onde os músculos em maior atividade são os que fazem enrolamento interno do corpo com trajeto de cor azul. No segundo exemplo temos uma pessoa mais extrovertida, onde está usando em maior atividade os músculos opostos, de abertura, com trajeto em cor verde. 

Existem seis tipologias inicias de comportamento, citamos apenas duas delas. Lembrando que todos nós temos todas as manifestações de comportamento em nosso corpo, porém, em determinadas situações, usamos em excesso alguma das cadeias musculares preexistentes.

Cadeias psicocorporais em desequilíbrio criam tipologias que impõe restrições e limitações do corpo, afetando a qualidade de vida. Desencadeiam alarmes, sob a forma de sintomas diversos e dores.

Para tudo é necessário um equilíbrio, uma cadeia muscular que está sendo usada em excesso vai inibir suas funções e irá afetar outras cadeias musculares, pois tudo está ligado. O Fisioterapeuta que atua com este método poderá intervir precocemente para evitar o desgaste prematuro desta mecânica, restabelecendo o acordo entre as cadeias em confusão, buscando colocá-las em harmonia.

O método G.D.S. leva em conta de que não basta liberar o corpo de seus entraves para que ele recupere por si só sua boa fisiologia, o corpo retoma com frequência os esquemas errôneos aos quais se habituou ao longo dos anos. Então para evitar este risco, o método G.D.S. adota um procedimento refuncionalizante e reestruturante.

Para maiores informações sobre o método, entre em contato com a Clínica Fisioform.




Por: Fisioterapeuta Camila Ribeiro Bruhn – formação no método GDS (cadeias musculares e articulares).


Referências

CAMPIGNION, Philippe: Cadeias Musculares e Articulares Método G.D.S. São Paulo. Publicado no Brasil pela Summus Editorial, 2001;

Site de cadeias musculares GDS: https://www.cursogds.com.br/

@2020 | Hospedado por VEG DIGITAL |

FisioForm Clínica de Fisioterapia e Reabilitação

Rua Pedro Mayerle, 160, Anita Garibaldi - Joinville/SC, 89202-195 - 47 3433 6454 / 47 98818-1745

Rua Petrópolis, 668, Itaum - Joinville/SC, 89208-300 - 47 3426 1457 / 47 99659-0654